Skip to content

Como Começar a pintar com Aquarelas

Partilha...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestShare on LinkedIn

Como começar a pintar com aquarelas tutorial em português. Aprende e sê criativo com a Silver Sand Life

 

Hoje venho-vos falar de um novo hobby que comecei a praticar aos fins-de-semana! Pintar com aquarelas. Pintar é uma atividade criativa que nos enche de inspiração, podemos fazer inúmeras coisas e não há ninguém atrás de nós a dar palpites. Aquarelas será um pouco uma versão avançada daqueles livros para colorir para adultos… que aliás podem também ser pintados a aquarelas visto que alguns vêm impressos em papel especial para esse efeito! Deixo aqui algumas dicas para começarem a pintar vocês também!!!

Como Começar a pintar com aquarelas

As primeiras dicas para pintar com aquarelas é ter o material certo (super nota que eu não disse material caro, mas sim certo). Uma vez que aquarelas é uma pintura húmida as folhas que temos em casa não servem.

Antes de começarem reunam os materiais que precisam, deixo abaixo a lista.

Materiais necessários para começar a pintar com aquarelas

  • Papel próprio para aquarelas, recomendo que visitem ou uma loja de especialidade ou a loja do chinês mais próxima, costuma haver papel lá e é ótimo para os primeiros trabalhos. Eu por exemplo uso esse! (papel sem ácido de 160g/m2) Opção aqui é querem A4 ou A3;
  • Aquarelas (tintas), recomendo as da Giotto são baratas, se possível comprem logo a palete de 24 cores ou mais. As de 12 são um pouco limitadas. Neste caso comprem de uma marca como a Giotto pois as mais baratas são muito fraquinhas no pigmento;
  • Pincéis. Ok neste caso eu sou super picuinhas com os pincéis, podem ver abaixo vários pincéis, tenho do IKEA e daqueles sets baratos do supermercado. Mas não há nada como uns bons pincéis, não deixam pelos e alem disso não ficam todos dobrados e estranhos. Os pretos que mais gosto são da marca Campus by Raphael. Acreditem em mim que um set de 3 pincéis, um grosso, um pontiagudo e outro intermédio farão milagres. E estes pincéis nem são caros por isso, recomendo!

Coisas que temos em casa, dois copos com água um para lavar os pincéis e outro para humedecer as aquarelas e papéis/lenços para limpar o excesso de água ou limpar os pincéis. Lápis, compassos e réguas podem auxiliar quando se preparam as folhas para o desenho.

Custo médio do kit inicial: 12€ 

 

Como começar a pintar com aquarelas tutorial em português. Aprende e sê criativo com a Silver Sand Life. Material Necessário

O meu kit 🙂 Inclui também um livro do color zen pois por vezes pinto apenas para relaxar e não quero ter o “trabalho” de desenhar nada.

Como começar a pintar?

Recomendo que comecem por ver alguns vídeos sobre aquarelas, isto para ficarem com umas luzes e imediatamente se joguem ao trabalho. Eu por vezes deixo um vídeo a correr no computador e fico a pintar! Lembrem-se esta é uma tarefa relaxante que é suposto nos ajudar a tocar no nosso eu criativo e nos deixar felizes! Vão dar por vocês a não saber o que pintar, a derramar demasiada água e estragar um desenho, a usar folhas para treinar alguma técnica. mas tudo isso faz parte do processo!

Deixo aqui abaixo algumas fotos de coisas que fiz, assim como alguns vídeos que vi. Quem quiser pode também seguir-me no Pinterest, tenho uma pasta dedicada a Aquarelas (Water color) onde recolho imagens e inspiração para algumas coisas que faço.

Como começar a pintar com aquarelas tutorial em português. Aprende e sê criativo com a Silver Sand Life

Como podem ver no de cima, ainda é possível ver o desenho a lápis. Por vezes faço algumas linhas guia para me orientar. Desenho muito levemente para que não se note. E depois apago com uma borracha! Neste caso usei canetas pretas para escrever o “Sê Feliz” mas poderia tê-lo desenhado também a aguarela.

Como começar a pintar com aquarelas tutorial em português. Aprende e sê criativo com a Silver Sand Life

Aqui em acima podem ver 2 peças diferentes que fiz. Por vezes tento fazer coisas mais complexas e outras menos. Por exemplo na imagem da direita o caça sonhos, demorei mais tempo a fazê-lo pois dediquei uma tarde a aperfeiçoar a técnica de desenhar rosas.

Técnicas e Truques para Pintar com Aquarelas

Listo aqui alguns dos vídeos que vi sobre aquarelas. Vejam estes vídeos que certamente vos ajudarão a aperfeiçoar e melhorar algumas técnicas. 🙂

Aulas estão em inglês mas podem apenas ver!

Aula para iniciantes: Wonder Forest

Fazer uma grinalda de flores e verduras: Shayda Campbell

Técnica para desenhar penas: Creatful Art

Técnica para desenhar rosas: Crafty Sue Lau

 

E agora pergunto o que acham de aquarelas? Já experimentaram? Ficaram curiosas?

Partilha...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestShare on LinkedIn

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *