Skip to content

O segredo para Manter a Inspiração

Partilha...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestShare on LinkedIn

O segredo para manter a inspiração - Dicas e Truques para uma vida inspirada

 

Hoje quero falar sobre como me mantenho inspirada. Acredito que este é um problema por vezes não só para mim mas também para outras pessoas. Quem é nunca ficou a olhar pela janela do trabalho ou para aquela mancha estranha de tinta no tecto e ficou a pensar que não estão com vontade de nada? Toda a gente certo?

Deixo por isso os meus truques para combater a falta de inspiração!

 

A minha Teoria da Inspiração

A meu ver há 3 coisas básicas na inspiração que ajudam a manter e a gerar um fluxo de inspiração constante. Estas são: Atitude, Ambiente e Estímulos.

As três são essenciais para qualquer pessoa se manter inspirada e de cabeça erguida face a novos desafios, diria que são o triângulo dourado da inspiração.

Atitude

A inspiração é algo mental e coisas positivas não saem de cabeças negativas por isso a primeira coisa importante a reter é: Boa atitude ou Bom Karma o que lhe quiserem chamar. Eu não posso viver com a atitude de tudo é uma mer** e esperar ver coisas boas. Ter uma atitude aberta potencia muitas coisas. Po exemplo eu ter uma má atitude em relação a alguém ou algum evento podem me levar a descobrir coisas novas ou influenciar a atitude dos outros em relação a mim.

Caso concreto: Nestes últimos meses traduzi cerca de 880 slides de uma serie de apresentações… a uma média de 80 slides por semana. Sim custou-me, sim não foi entusiasmante mas sabem qual foi a minha atitude em relação à dita tradução? Foi que estava a ter a oportunidade estudar materiais e assuntos que nunca iria ler pela simples falta de tempo (estes slides eram sobre Marketing Digital).  Se deixou de me custar traduzir? Não… custou na mesma e no fim o cansaço mental de traduzir levou-me inclusive a pedir ajuda. Mas sabem que regra geral foi muito mais produtivo e um frete virou numa altura de aprendizagem que apreciei.

Ambiente

Ambientes maus ou frustrante/rotineiros geram inspiração zero! Se estamos em maus ambientes e não saímos deles é normal que não nos sintamos inspirados. Por exemplo se temos a casa desarrumada, ou se estamos o dia inteiro na frente do mesmo ecrã o nosso cérebro desliga e entra no modo: arrumar ou trabalho. Tal como os pulmões precisam de ar para funcionar, a nossa cabeça precisa de ambiente. Precisamos de estar num ambiente que nos estimule. Por isso mudem a mobília de casa, saiam na hora de almoço para tomar um café ou comam na rua ou varanda do vosso escritório.

Meta para conseguirem “ambiente”: Sabem aquele espetáculo que o vosso colega falou/convidou/mencionou uma serie de vezes? Vão ver. Sabem aquela praia, aquele café ou sítio que já visitaram ou viram fotos e querem conhecer? Vão. Viajar e expor-nos a sítios diferentes mesmo que seja na nossa rua ou cidade, vai ser positivo. Experimentem! E aproveito para recomendar aos que como eu preferem poupar em viagem e viajar fora de época sigam as minhas dicas do último post sobre Erros Comuns de viajar fora de Época. 

Estímulos

Pois é mas eu até posso ir de viagem e ir para um sítio novo com uma atitude positiva e ficar mehhh, igual não é? Acontece e sabem porquê? Porque não há estímulos. Todos nós caímos na rotina e acabamos por, mesmo visitando sítios novos, nos expor a coisas parecidas. Seriamente peguem numa hora ou 15 minutos e tenham uma experiência transcendente, saiam do vosso corpo e peguem em algo que não pegariam. Tão simples como: próxima vez que forem jantar fora não escolham a mesma coisa do costume. Peçam  que o vosso companheiro(a) esta a comer. Olhem como uma criança e sintam-se maravilhados por coisas. Se querem escrever um livro leiam, se querem viajar comprem um guia ou leiam sobre um local. Por exemplo os meus dois sítios sagrados para receber estímulos são:  instagram ( eu não sigo pessoas porque são minhas amigas, sigo pessoas inspiradoras ou que me encantam ) e o Pinterest onde palavras me levam mais além para vidas, ideias e imagens que me fazem dizer uau….

Recolham sensações e ideias e saiam da rotina, porque sejamos honestos não é viajar a sítios lindos, místicos e distantes e comer Macdonalds que o nosso paladar pelo exótico e a nossa inspiração vai crescer.

E para vocês, o que é preciso para estar inspirado? Quais os truques e dicas para nos mantermos inspiradas?

 

Partilha...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestShare on LinkedIn

Be First to Comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *