Skip to content

Vegan, vegetarianismo e outras modas alimentares…

Partilha...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestShare on LinkedIn

Comida Vegetariana, moda? Opinião pessoal Dulcineia Dias, do Silver sand Life

Hoje venho deixar aqui a minha opinião sobre as dietas vegan, vegetarianas e afins. Já falei disto num outro post sobre uma formação com a Magda Roma mas ao ver cada vez mais as pessoas a falarem sobre isto acho importante falar sobre isto e também ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre isto.

Em primeiro lugar eu tenho a dizer que adoro animais, tenho uma gata e um “sobrinho” cão e adoro bixinhos. Não me consigo imaginar a fazer-lhes mal, creio que na hora da verdade não conseguiria matar uma galinha sequer, contudo… já fui a várias matanças do porco e já ajudei a desmanchar o bixo. Se são momentos divertidos para a vida…. bem não, claro que não.

Se concordo com as fábricas e locais em que os animais são amontoados e alimentados à força ou pior mortos a pouco e pouco… pois claro que não. Contudo sendo uma pessoa razoável e objetiva o facto é nós somos onívoros, ou seja podemos e precisamos de comer de tudo um pouco.

Se comemos demasiada carne? Sim sem dúvida, na época dos nossos avós comer carne era algo especial e agora é a base da alimentação. Se comêssemos o que precisamos e não o que queremos/é mais fácil não haveriam tantas quintas cheios de animais a serem maltratados. Mas a verdade é que hoje em dia ninguém come de acordo com as estações, nem com os pesos e medidas certas. Comemos hidratos demais que vêm de bolos coisas processadas, em frascos esterilizados com ingredientes que nunca ouvimos falar e que certamente não nascem nas árvores ou nos campos de cultivo. Isto é a alimentação hoje em dia…

Mas, retornando ao caso do vegetarianismo, sou contra porque me parece ridículo que achemos que estamos acima dos outros animais. O leão não se sente culpado por comer a gazela, porque hei de me sentir culpada por comer porco ou vaca… Agora tal como leão ou outro qualquer animal não come carne todos os dias, nós também não deveríamos comer. No fundo acho que devemos repensar os nossos hábitos alimentares e ter respeito pela carne. Isto é tirar uma vida para que nós próprios continuemos vivos não é incorreto, contudo tornar isso um hábito de consumo que nos acompanha todos os dias não é correto, achar que é garantido que existam milhares de kilos de carne à nossa espera não é correto.

O que digo é, se querem realmente fazer a diferença esqueçam ser vegetarianos ou veganos, ajudem um canil, procurem carne de produtores que procuram bem tratar os seus animais e dar-lhes uma boa vida. Procurem comer equilibradamente e comer tanto refeições vegetarianas como onívoras de forma equilibrada. Não há necessidade de facções e por favor não sejam o vegetariano/vegano chato que acusa os amigos de serem assassinos e não terem respeito pelos animais. Sê o vegetariano/vegano compreensivo que relembra que também já comeu carne e explica que uma dieta equilibrada baseada em mistura de alimentação vegetariana e vegana com carne e peixe faz a diferença.

Deixem de ser o todos juntos ou todos contra.

E vocês o que acham das dietas vegetarianas/veganas?

Partilha...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrPin on PinterestShare on LinkedIn

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *